I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Proinfo Integrado – Curso Educação Digital 2011


A Secretaria de Educação à Distância-SEED/MEC, instituiu o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) e postula a integração e articulação de três componentes:
a. a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática);
b. a formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);
c. a disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pela SEED/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD Escola, etc.
Nesse contexto, surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) que congrega um conjunto de processos formativos, cujo objetivo central é a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras.
Dentre eles, oferecemos o curso Introdução à Educação Digital (40h) em nosso município, em regime de cooperação e colaboração entre a Uniâo e o Estado, através do Pólo de Tecnologia Educacional (PTE) aos professores das redes estaduais e municipais. Este curso, já oferecido em anos anteriores e com vários professores capacitados, está acontecendo nesse ano de 2011, através de um saudável trabalho de equipe, entre o PTE e as orientadoras tecnológicas (OTS) de Porciúncula.
O curso Educação Digital 2011 em nosso município prevê 10 encontros presenciais (30 h) e 10 h à distância pelo ambiente eproinfo (plataforma de educação à distância criada pelo MEC) e teve início no dia 20/09/2011 e seu encerramento será no dia 29/11/2011.
Esses encontros acontecem parte no LIED do CE José de Lannes Dantas Brandão e parte no LIED do IE Eliana Duarte da Silva Breijão. Por essas e outras razões, pedimos aos professores interessados em utilizar o laboratório de informática de sua escola; o que deve acontecer sempre, pois para isso foram criados; que planejem suas aulas no laboratório e agendem com antecedência com as OTS de sua escola, pois não podemos garantir seu uso de outra forma. Mesmo que não esteja acontecendo cursos ligados ao PTE, outros professores podem ter feito essa reserva anterior.
Ressaltamos que o acesso e matrícula em qualquer de nossos cursos pode ser feito pelos professores interessados através do site http://www.cted.educacao.rj.gov.br , onde devem se cadastrar, guardando com cuidado sua senha e login. Fazendo o login no site com sua senha, clique no link MIRANTE e todos os cursos estarão à sua disposição, não só em nosso município, quanto em qualquer outro, pertencente ao nosso estado e que os ofereçam. Para todos os cursos são expedidos certificados pela Coordenação de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro.
Chegaremos ao final desse ano de 2011 com uma média de 200 matriculados em nossos cursos( entre professores e alunos). Venha você também, participar de nossas capacitações e teremos muito prazer em recebê-los.

Maria Lucia Muruci (Malu)
Professora Multiplicadora NTE RJ08 Itaperuna/ PTE Porciúncula