I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

O estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, recebe obras para a Copa do Mundo, que deve ampliar oportunidades de emprego no País

Copa no Brasil aumenta procura por curso de produção cultural



                        


O produtor cultural é responsável por grande parte dos eventos que ocorrem País afora, de arte a esporte. Existe uma procura cada vez maior por profissionais com formação qualificada na área, e isso tende a aumentar, principalmente, com a realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014.
O profissional pode trabalhar do planejamento à execução de um evento. Também é capaz de criar políticas culturais e projetos juntamente com ONGs, empresas, prefeituras, governos estaduais e federais. Sua função pode ser desde conceber as ideias inicias do plano até mesmo captar recursos para a sua viabilização.
O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) oferece o curso superior tecnólogo em Produção Cultural. A forma de ingresso é através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e a duração é de três anos. Após o término, o aluno recebe o diploma de tecnólogo. Criada em 2003, a faculdade está localizada no bairro Nilópolis, onde existem muitas pessoas que trabalham como animadores culturais, porém careciam de uma formação específica na área.
A cada ano, o curso ganha mais visibilidade e, desde 2009, a procura tem aumentado consideravelmente. A coordenadora Fernanda Delvalhas Piccolo acredita que esse fenômeno se deve ao fato do maior apoio dado pelo governo por meio das leis de incentivo à cultura. Para os interessados, ela dá um conselho. "Se você quer seguir na carreira, é preciso ser proativo, gostar bastante de cinema, teatro e música. Ser uma pessoa desinibida, aberta às redes sociais e ter bastante contatos", diz Fernanda.
O que mais gosta na profissão, conta, é o fato de que cada projeto é totalmente diferente do outro, sempre há algo novo, tanto para aprender quanto para ensinar. Mas salienta que é preciso se dedicar muito para ter sucesso. "É uma profissão versátil, dinâmica. Na maioria dos casos, não batemos cartão, não temos um horário fixo. Existem flexibilidade e possibilidades de viagens a trabalho. Sempre conhecemos pessoas novas, vivemos situações boas e problemas. Tem que ter disponibilidade de horário e iniciativa, assim você vai longe", garante.

Fonte: Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra